Um blogue para mostrar como simples acessórios servem para embelezar uma porta.
A blog to show the beauty of door knockers and locks.
Un Blogue to montrer la beauté des acessories et la beauté des portes.
Venho informar todos os meus amigos que foi publicado na revista ALMANSOR, Nº 4, 2ª série, de 2005, apresentada na passada sexta-feira 21 na Biblioteca Municipal Almeida Faria, de Montemor-o-Novo, um artigo de minha autoria, intitulado "Aldrabas e Batentes de Montemor-o-Novo: Um Olhar Antropológico", pp.7-60. A revista custa 10 €. Suponho que é possível solicitar à CMM/Biblioteca Almeida Faria o envio (à cobrança?) do(s) exemplar(es) desejado(s). A morada é:
Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo Terreiro de S. João de Deus 7050-128 Montemor-o-Novo
Organização do Artigo:
1ª Parte-Os Contextos da Aldraba. 1.1. Nota Prévia. 2.Introdução 2.1."Itinerários" da Mão: A Simbologia da Mão nas Crenças dos Povos Mediterrânicos. 3. Os Ferreiros, Fazedores de Aldrabas. 4. Um Microcosmos Chamado Porta. 2ª Parte: O Papel das Aldrabas e Batentes no Processo Social. 5. Aldrabas e Batentes. 6. Espelhos de Fechadura. 7. A Linguagem da Aldraba no Quotidiano. 3ª Parte: Para a História Simbólica da Aldraba (Um Contributo) 8. Funcionalidade, Desempenho e Preservação no Norte de África e França. 9. Portugal: Esquecimento e Museologia. A Longa Caminhada para a Patrimonialização. Considerações Finais. Anexo I. Sugestão Para um Roteiro Breve das Aldrabas, Batentes e Martelos de Porta de Montemor-o-Novo. Anexo II: Roteiro das Aldrabas de Montemor-o-Novo. Metodologia. Anexo III: Inventário das Aldrabas, Batentes e Martelos de Porta Existentes no Casco Antigo de Montemor-o-Novo. Levantamento Complementar do Casal Isabel e José Aldinhas. Bibliografia Livros Artigos Catálogos e Folhetos Multimédia Depoimentos Webgrafia Notas
Foi-me muito grato escutar, durante a intervenção do professor Vítor Serrão, catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,que apresentou a revista, o elogio a esse trabalho, compensando, digamos assim, e até estimulando, uma envolvência - sem apoios - de muitos anos, em torno do património invisível, que atingiu um momento importante na criação da associação que completa um ano de actividade no próximo dia 25 de Abril. Quanto a este vosso blogue, dizer que continua uma maravilha visual e um excelente pólo de divulgação destes materiais é dizer pouco do muito que vocês têm feito. Referirei este vosso trabalho num próximo artigo, pois para mim este blogue é já um espaço de referência. Abraço LFM
Que dizer mais depois do que já foi dito no comentário anterior? Que mereces este galardão ou diploma! Subscrevo na totalidade o que foi dito. Um abraço Platero. Agora o puxador é de facto uma maravilha dos ferreiros.
2 comentários:
Venho informar todos os meus amigos que foi publicado na revista ALMANSOR, Nº 4, 2ª série, de 2005, apresentada na passada sexta-feira 21 na Biblioteca Municipal Almeida Faria, de Montemor-o-Novo, um artigo de minha autoria, intitulado "Aldrabas e Batentes de Montemor-o-Novo: Um Olhar Antropológico", pp.7-60. A revista custa 10 €.
Suponho que é possível solicitar à CMM/Biblioteca Almeida Faria o envio (à cobrança?) do(s) exemplar(es) desejado(s).
A morada é:
Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo
Terreiro de S. João de Deus
7050-128 Montemor-o-Novo
Organização do Artigo:
1ª Parte-Os Contextos da Aldraba.
1.1. Nota Prévia.
2.Introdução
2.1."Itinerários" da Mão: A Simbologia da Mão nas Crenças dos Povos Mediterrânicos.
3. Os Ferreiros, Fazedores de Aldrabas.
4. Um Microcosmos Chamado Porta.
2ª Parte: O Papel das Aldrabas e Batentes no Processo Social.
5. Aldrabas e Batentes.
6. Espelhos de Fechadura.
7. A Linguagem da Aldraba no Quotidiano.
3ª Parte: Para a História Simbólica da Aldraba (Um Contributo)
8. Funcionalidade, Desempenho e Preservação no Norte de África e França.
9. Portugal: Esquecimento e Museologia. A Longa Caminhada para a Patrimonialização.
Considerações Finais.
Anexo I. Sugestão Para um Roteiro Breve das Aldrabas, Batentes e Martelos de Porta de Montemor-o-Novo.
Anexo II: Roteiro das Aldrabas de Montemor-o-Novo.
Metodologia.
Anexo III: Inventário das Aldrabas, Batentes e Martelos de Porta Existentes no Casco Antigo de Montemor-o-Novo.
Levantamento Complementar do Casal Isabel e José Aldinhas.
Bibliografia
Livros
Artigos
Catálogos e Folhetos
Multimédia
Depoimentos
Webgrafia
Notas
Foi-me muito grato escutar, durante a intervenção do professor Vítor Serrão, catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,que apresentou a revista, o elogio a esse trabalho, compensando, digamos assim, e até estimulando, uma envolvência - sem apoios - de muitos anos, em torno do património invisível, que atingiu um momento importante na criação da associação que completa um ano de actividade no próximo dia 25 de Abril.
Quanto a este vosso blogue, dizer que continua uma maravilha visual e um excelente pólo de divulgação destes materiais é dizer pouco do muito que vocês têm feito.
Referirei este vosso trabalho num próximo artigo, pois para mim este blogue é já um espaço de referência.
Abraço
LFM
Que dizer mais depois do que já foi dito no comentário anterior? Que mereces este galardão ou diploma! Subscrevo na totalidade o que foi dito. Um abraço Platero. Agora o puxador é de facto uma maravilha dos ferreiros.
Enviar um comentário